Nesta sexta-feira, 04 de
outubro, a paróquia do Junco, em Picos, celebrou a missa solene de encerramento
da 42ª edição do festejo de São Francisco de Assis. Uma multidão de devotos do
santo esteve presente para agradecer as graças alcançadas.
Com tema: "São
Francisco, modelo de oração para a perfeita alegria". Os fiéis
participaram de uma missa campal por volta da 07h, que atraia olhares
atentos, cheios de Fé e gratidão. Seguindo os passos de São Francisco de Assis,
vários Devotos e Romeiros estavam vestidos de marrom, usando bata e pés descalços, sem falar na emoção e devoção de cada pessoas presente.
A celebração Eucarística da manhã, foi presidida pelo Pe. Flávio de Sousa Santiago, da paróquia Nossa Senhora do Humildes, Paulistana -PI, e concelebrada pelo pároco da paróquia São Francisco de Assis, Pe. Feliciano dos Santos Dias, e padres que fazem e fizeram parte da Diocese de Picos.
Pe. Flávio de Sousa Santiago, destacou a importância da Festa para os devotos de São Francisco de Assis.
"A Festa de São
Francisco de Assis no contexto da cidade de Picos, se concretiza com a maior
manifestação religiosa, aquela que aglomera mais pessoas. A importância da
Festa resulta no fato de que as pessoas, que são devotas de São Francisco,
encontra nele o modelo de seguimento da pessoa do filho de Deus, Jesus Cristo,
e aumentando, crescendo na proximidade de São Francisco se animam a viver de
maneira mais rigorosa, os ensinamentos de Jesus no cotidiano da vida",
pontou Pe. Flávio.
O pároco da Paróquia São
Francisco de Assis, em Picos, Pe. Feliciano dos Santos Dia, avalia a
participação dos devotos, como positiva.
"A avaliação é sempre positiva, cada ano a Festa tem crescido. A gente percebe o semblante das pessoas com o alimento também da espiritualidade. A medida que aumenta a participação nós percebemos também as transformações que vão acontecendo na vida das pessoas. A gente tem percebido constantemente essa realidade durante todo novenário, nas nossas pastorais, nos nossos grupos e movimentos da igreja. Então, este ano sobre tudo a temática que foi escolhida para nortear a espiritualidade do povo de Deus durante o novenário, São Francisco modelo de oração para perfeita alegria, a gente percebeu também esse esforço das pessoas procurar em rezar mais com alegria, mesmo diante de todas as dificuldades, os desafios, mais avalio como positivo a Festa deste ano", frisou Pe. Feliciano.
A Professora e escritora, Maria do Carmo Meneses de Aquino, falou da alegria e emoção por viver 42 anos da paróquia, e ainda pontuou a devoção pelo santo.
"São muitas realizações e muitas bênçãos que a gente recebe de Deus e de São Francisco de Assis. É um período, é um momento, e um tempo de graça, de benção, de alegria e felicidade , porque é Festa do nosso padroeiro que tanto fez pelo mundo, pela ecologia, pelo meio ambiente, pela casa comum. Quando a gente fala de casa comum, a gente fala de vida. Cada ano aumenta a Fé do povo. Há 42 anos a gente não tinha uma Festa na dimensão que temos hoje, então, essa caminhada de 42 anos vinha arrastando multidões, o que Francisco fazia na época dele , calça lee, pé no chão, mundo novo. Então, ele trazia principalmente a juventude , mais ele vivia no meio do povo e não era de um povo saudável, era de um povo com chagas , com fome, então, no sentido de Fé, no sentido de devotos e devotas a maioria vem pagando as sua promessas, cada noite da nossa novena são benção. São Francisco tem esse poder dado por Jesus de trazer, e arrastar multidões", frisou Maria do Carmo.
Para concluir a Festa, as 17h aconteceu missa de encerramento, em seguida, procissão com a imagem de São Francisco de Assis pelas ruas do bairro Junco. Logo após a procissão ocorreu a Benção com o Santíssimo Sacramento e arreamento da bandeira.
A Festa de São Francisco de Assis na cidade de Picos-PI, iniciou no dia 25 de setembro e encerrou-se em 04 de outubro
Veja depoimentos de uma
graça alcançada por intercessão de São Francisco de Assis
De pés no chão, vestidos de
marrom, usando a bata que representa as vestes de São Francisco de Assis, ou
doando dinheiro ao santo protetor dos animais e pobre, dessa forma os devotos do Santo pagam suas
promessa após uma graça alcança. São diversas histórias que emocionam, e vários
pedidos que são solicitados.
Depoimento 1
Maria da Conceição de Sousa, reside No bairro Junco na cidade de Picos, e contou que se apegou ao santo, há 7 anos atrás, quando pediu que o seu filho conseguisse passar em um concurso, e por gratidão, ela estava vestida de marrom, e com um semblante de felicidade
"A promessa que eu fiz a São Francisco de Assis, foi que se meu filho passasse na Polícia Militar, ele fez a prova e nós ficamos esperando o resultado, ai eu pedi a São Francisco, se ele passasse, todos os anos eu colocaria a bata, ai eu coloco do dia 01 à dia 04 de outubro. Graças a Deus, e a São Francisco, hoje tem 7 anos, e atualmente ele é cabo da Polícia Militar. Eu agradeço muito a São Francisco, tudo que peço a São Francisco ele me atende graças a Deus", contou Maria da Conceição de Sousa.
Depoimento 2
Marilene Rodrigues da cidade
de Picos, revelou que é sempre atendida por São Francisco de Assis, mas, teve
um pedido especial, e graças a sua Fé, ele curou sua mãe que estava n UTI . E a
graça foi alcançada.
"São Francisco, ele é
meu santo que eu tenho muita devoção, muita Fé, e sempre que eu estou
precisando eu chamo por São Francisco de Assis, e ele sempre me atende, é meu
santo de devoção. Várias graças foram alcançadas por São Francisco, minha mãe
mesmo ficou 30 dias na UTI intubada e eu me apeguei com São Francisco, e pedi
que ele me socorresse. Minha mãe hoje está bem, e isso faz um ano", falou
Marilene Rodrigues
Depoimento 3
Ilene Soares da Silva, residente na Gameleira dos Rodrigues, pediu há a 3 ou 4 anos atrás, que São Francisco de Assis, curasse sua vaca que estava doente e amojada, e ele prometeu quando o bezerro nascesse a metade seria dele e a outra de São Francisco.
"Eu fiz uma promessa a São Francisco de Assis há 3 ou 4 ano atrás. Na época fiz com uma vaca que estava doente, ela estava amojada, e eu disse quando o bezerro nascesse a metade era minha a metade era de São Francisco de Assis, e hoje deu certo e vim pagar a promessa", falou Ilene Soares da Silva .
Ele ainda contou, que na época, por conta de um problema no joelho não foi possível cumprir a promessa, mas, agora no ano de 2024, Ilene Soares da Silva, esteve presente na Festa vestido de Marrom e pagou sua promessa.
"Não importa o tempo, o que importa é pagar, a São Francisco, tenho muita Fé nele. Acredito que Deus em primeiro lugar, São Francisco, o padre Cícero e Jesus. Eu botei marrom vim para cá, por conta desse joelho aqui não deu certo trazer o dinheiro, São Francisco vai me perdoar, qualquer tempo que eu levar o dinheiro é tempo e hoje deu certo", concluiu Ilene Soares da Silva.
Matéria: Pascom Junco
0 comentários :
Postar um comentário